Gasolina?

novembro 27, 2009 at 12:32 pm (curiosidade)

Hoje acordei com uma grande duvida então decidi pesquisar e compartilhar com vocês!

Gasolina?

Qual a diferença entre a gasolina aditivada e a gasolina premium?
A diferença está na octanagem. A Premium tem 91 octanas IAD (Índice Auto Detonante), enquanto a comum e a aditivada têm 87 octanas

Qual a diferença entre gasolina comum e a gasolina aditivada?
A única diferença é o aditivo. A octanagem é a mesma. Não influencia a potência do carro.

Para que serve a gasolina aditivada?
A finalidade de a gasolina ser aditivada é para limpar e manter limpo todas as partes em contato com o combustível (bicos injetores, válvulas, câmera, cabeçote e carburador).

O que é octanagem?
É a resistência que a gasolina tem a auto-ignição (detonação). “A detonação é mais conhecida como batida de pino, que é igual a um barulho metálico.”;

Se estiver usando a gasolina comum há muito tempo (dois anos), posso usar a gasolina aditivada?
Sim. “Mas primeiro é bom efetuar uma limpeza no sistema ou usando gradativamente de forma a promover uma limpeza suave.”;

Se usar gasolina Premium, meu carro ficará mais potente?
A gasolina não dá mais potência. A potência de um carro já foi definida no projeto do motor (fabricante). O desempenho vai depender da gasolina. O manual do proprietário informa qual a gasolina deve ser usada.

Como é a gasolina da F-1?
A gasolina da F-1 é especialmente desenvolvida para competição. Não é a mesma gasolina comercializada nos postos.

Quais as gasolinas automotivas comercializadas no Brasil?
Existem no Brasil quatro tipos de gasolina: comum, aditivada (BR Supra), Premium e Podium.
Quais são as características e as diferenças de nossas gasolinas?

Gasolina Comum
Características:

- É a gasolina mais simples encontrada no mercado
- Não recebe nenhum tipo de aditivo ou corante
- Recebe, por força de lei federal, a adição de 25% de álcool anidro
- Possui uma coloração amarelada.
Aplicação:
Pode ser utilizada em qualquer veículo movido a gasolina.

Gasolina BR Supra
Características:

- Difere da gasolina comum pela presença de aditivos detergentes/dispersantes que têm a função de manter limpo o sistema de combustível, incluindo os bicos injetores e as válvulas do motor
- Recebe, por força de lei federal, a adição de 25% de álcool anidro
- Recebe um corante que a deixa com a cor verde para diferenciá-la da gasolina comum
Aplicação:
Pode ser utilizada em qualquer veículo movido a gasolina, sendo especialmente recomendada para veículos com motores mais compactos, que trabalham a rotações e temperaturas mais elevadas e dispõem de sistemas de injeção eletrônica, entre outros.
Em relação à troca de gasolina recomendamos, caso esteja usando a gasolina comum há algum tempo, efetuar uma limpeza no sistema do veículo (motor, válvulas, bicos injetores, etc.). Caso não seja possível, alternativa é passar a usar a gasolina aditivada gradativamente, de forma a promover uma limpeza suave (misturar com gasolina comum).

Gasolina Premium
Características:

- Difere das demais gasolinas por apresentar uma maior octagem, o que proporciona um maior desempenho dos motores. Recebe os mesmos aditivos da Gasolina BR Supra
- Recebe, por força de lei federal, a adição de 25% de álcool
- Possui uma coloração amarelada.
Aplicação:
Pode ser utilizada em qualquer veículo movido a gasolina, mas só é eficaz em veículos com motores com alta taxa de compressão (maior que 10:1).

Gasolina Podium
Características:

- Maior índice de octanagem de todas as gasolinas do mercado, promovendo melhor desempenho para veículos de alto desempenho
- Baixo teor de enxofre, reduzindo consideravelmente seu impacto ambiental
- Reduz o acúmulo de resíduos nos motores, possibilitando intervalos maiores entre as manutenções
- Gasolina com um padrão ambiental que a Europa e os Estados Unidos só exigirão a partir de 2005
- Desenvolvida com a mesma tecnologia que a Petrobras emprega para produzir a gasolina utilizada na Fórmula 1
- Recebe, por força de lei federal, a adição de 25% de álcool
- É incolor.
Aplicação:
Pode ser utilizada em qualquer veículo movido a gasolina, mas é especialmente recomendada para veículos de altíssimo desempenho.

Qual é a cor original da gasolina?
A cor original da gasolina varia desde incolor até amarelada. Isto acontece devido aos diversos tipos de petróleo que são processados pelas refinarias.

Por que a gasolina aditivada possui diferente cores?
As gasolinas aditivadas recebem a adição de um corante para diferenciá-la da gasolina comum. Cada companhia distribuidora adiciona o corante da cor que desejar. As únicas cores que não podem ser utilizadas são o azul, utilizado na gasolina de aviação, e o rosado, utilizado na mistura MEG (metanol/etanol/gasolina – usada quando existe falta de álcool hidratado nos postos). No caso da Petrobras o corante utilizado na gasolina aditivada (Gasolina BR Supra) é o verde.

Qual o teor de álcool da gasolina?
Atualmente, por força de lei federal, todas as gasolinas automotivas comercializadas no Brasil (comum, aditivada, Premium e pódium) recebem a adição de 25% de álcool anidro.

Qual o teor de água no álcool?
O álcool etílico hidratado combustível (AEHC), utilizado nos carros a álcool, como o próprio nome diz é hidratado, ou seja, possui água. Esse teor de água é, em média, de 7%. Este álcool não é utilizado na gasolina. No caso da gasolina é utilizado o álcool etílico anidro combustível (AEAC), isento de água.

Como são obtidas as gasolinas?
A gasolina é um combustível obtido do refino do petróleo e composto, basicamente, por uma mistura de hidrocarbonetos (compostos orgânicos que contêm átomos de carbono e hidrogênio).

Os processos de refino utilizados na produção da gasolina compreendem vários processos. De um modo geral, o processo começa com uma simples separação física, denominado destilação. Da destilação aproveita-se a nafta para a produção da gasolina. Dessa mesma destilação obtêm-se várias parcelas, uma delas denominada gasóleo. O gasóleo passa por processo complexo, que modifica a estrutura das moléculas, chamado craque amento catalítico. Deste processo é obtida outra nafta chamada nafta de craque amento que pode ser adicionada à nafta de destilação para a produção de gasolina. Para a produção da gasolina Premium é utilizado processos ainda mais sofisticados que fornecem correntes de elevada octanagem, como a alquilarão e a reforma catalítica.

O tempo para produção de uma gasolina varia muito dependendo do tipo de petróleo, do(s) processo(s) utilizado(s), da quantidade que se precisa produzir e do tipo de gasolina (comum ou Premium). Este tempo pode levar de algumas horas até mesmo 1 semana.

Além da octanagem, outros fatores devem ser considerados para a produção de uma gasolina de qualidade elevada, como, por exemplo, a sua volatilidade, a sua estabilidade e a sua corrosividade, de forma a garantir o funcionamento adequado dos motores.

Se eu usar 50% de gasolina e 50% de álcool no mesmo tanque qual seria a conseqüência dessa mistura?
Os veículos à gasolina comercializados no Brasil são regulados para funcionar com uma mistura de 75% de gasolina e 25% de álcool. A mistura de 50% de gasolina e 50% de álcool traria problemas para o funcionamento do motor, em especial perda de potência e rendimento, aumento do consumo de combustível e de emissões poluentes.

Como funcionam os decímetros para gasolina?
Os decímetros para petróleo e seus derivados, entre eles inclui-se a gasolina, são construídos de forma a atender a portaria 34/62 do Instituto Nacional de Pesos e Medidas (INPM). Todo o procedimento deve seguir norma da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) MB-104 – Petróleo e derivados – Determinação da densidade – Método do decímetro. De um modo geral o procedimento é o seguinte: coloca-se a gasolina em uma proveta. Esta proveta deve ter um diâmetro pelo menos 2,5 cm maior que o diâmetro máximo do decímetro, e altura suficiente para conter amostra em nível tal que o decímetro em equilíbrio fique com a sua extremidade inferior a pelo menos 2,5 cm acima do fundo da proveta. Depois de colocada a gasolina na proveta, o decímetro é mergulhado na gasolina e deixado flutuar. Quando ele se estabilizar é efetuada a leitura da densidade, verificando qual a marcação da escala existente na haste superior do decímetro está tangenciando a superfície do combustível. Para maiores detalhes devem ser consultadas as normas citadas acima.

Sabemos que alguns postos não são fiéis aos consumidores e misturam à gasolina uma quantidade de álcool maior que a permitida. A Petrobras fiscaliza isso?
A Petrobras não possui o poder de fiscalizar e/ou multar postos. Isso é atribuição da ANP – Agência Nacional de Petróleo. Para auxiliar os consumidores, a Petrobras possui um programa chamado “PROGRAMA DE OLHO NO COMBUSTÍVEL”. Este programa consiste no uso de laboratórios móveis que visitam os Postos Petrobras (somente os postos Petrobras) e realizam análises nos combustíveis comercializados para verificar a qualidade dos mesmos. Além disso, o laboratório verifica as condições de limpeza, arrumação, armazenagem de produtos e atendimento. Caso o posto esteja de acordo em todos os itens verificados, ele recebe um certificado para que o cliente saiba disso. Este certificado pode ser facilmente visto nos postos. Ele possui a forma triangular e é geralmente fixado na cobertura do posto. Caso o nosso laboratório encontre alguma anormalidade, a mesma é comunicada ao dono do posto para que seja resolvida. Caso isso não seja feito, nós entramos em contato com a ANP para que eles fiscalizem e, caso necessário, multem o posto.

O que é gasolina batizada?
Gasolina batizada é o mesmo que gasolina adulterada, ou seja, quando alguém adiciona solvente ou outros compostos a gasolina de modo a se obter um produto mais barato, porém com qualidade inferior a exigida pela especificação do produto. É bom lembrar que o uso de gasolina adulterada, ou “batizada”, pode causar danos aos motores dos veículos.

Existe algum problema em misturar gasolina comum com gasolina aditivada?
Essas gasolinas podem ser misturadas. O único problema nessa mistura é que haverá uma diluição do aditivo existente na gasolina aditivada causando uma redução do poder de limpeza do sistema de alimentação do veículo. Dependendo da quantidade de gasolina comum que for adicionada a gasolina aditivada o pacote de aditivos pode até perder o seu efeito.
Dica Caseira: Teste preferencialmente com um Fusca ou Brasília e verá o resultado, abasteça o veículo com gasolina comum (tanque todo em torno de 40 litros) e adicione 5 bolinhas de naftalina, a naftalina em contato com a gasolina se dissolve e forma gases que aumentam a octanagem da gasolina no motor, porém o desgaste do motor é de até 20x (vinte vezes) mais rápido do que o previsto somente com gasolina, e seu carro terá em torno de 30% a mais de potência no motor.

Vi no: Protal BR

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